SEO: Aprenda com quem realmente entende!

Foto: Artigos
SEO: Aprenda com quem realmente entende!

Posicionar um site com SEO no ranking de mecanismos de pesquisa como o Google, requer profissionais especializados.

A Otimização possibilita atingir os primeiros lugares nos buscadores e isso não é uma tarefa simples, saiba mais abaixo:

O item mais relevante para um site é “como aparecer na pesquisa do google?”

Para o site aparecer na pesquisa do Google, são necessários conteúdos interessantes e únicos, levando o visitante a criar links voluntariamente.

Pense em um game que se ganha pontos quando o visitante compartilha, curte ou propaga sua página na internet!

Veja mais informações e dicas a respeito SEO aqui, nesta página você vai ler sobre:

  • Técnicas básicas para SEO Onpage
  • Técnicas básicas para SEO Offpage
  • SEO com texto
  • SEO com Redes Sociais
  • Links de Referência ou Referral Links
  • Como fazer a otimização em seu site.
  • Relevância de domínios para SEO
  • Classificação dos tipos de domínios
  • Influência dos Anúncios Patrocinados no ranking de pesquisa
  • Porque surgiu o SEO?
  • Como não praticar Black Hat
  • Como não praticar SPAM

SEO ou search engine optmization

Otimização para ferramentas de buscas e mecanismos de pesquisa

Este é o termo técnico para otimização de sites para todos os buscadores, principalmente o Google.

O SEO nada mais é do que a otimização de um site completo para uma determinada palavra chave. A otimização de site consiste em deixa-lo melhor compreendido pelas ferramentas de busca.

O que nós fazemos é analisar todo o conteúdo do site e melhorar o que for possível de acordo com as palavras chaves que você optar serem encontradas nos buscadores.

Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Pizzaria em Brasília”, o primeiro resultado tem grandes chances de ser o site: www.pizzabrasilia.com.br

No exemplo acima o site foi otimizado exclusivamente com essa palavra de busca, assim, os buscadores o reconhecem como referência a respeito deste conteúdo.

Nenhuma empresa ou qualquer outro profissional pode garantir o resultado de uma otimização de sites, pois existem uma série de regras que robôs dos buscadores seguem para garantir que um determinado site seja relevante no conteúdo pesquisado.

Por isso é importante ressaltar que absolutamente ninguém pode garantir que seu site fique em primeiro de forma orgânica em uma determinada busca, nem mesmo nos anúncios patrocinados, pois até em campanhas pagas os critérios são os mesmos, fica melhor classificado quem está mais otimizado para aquela palavra chave.

O surgimento da otimização de sites – SEO

A Otimização de Sites ganhou importância com a nova geração de buscadores, como: Google; Yahoo; Bing; Baidu; ASK etc. Antes os sites eram organizados em ordem alfabética ou por servidores.

Podemos afirmar que hoje os sites são posicionados de acordo com o conteúdo que ele apresenta diante de uma determinada palavra ou grupo de palavras chaves, definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante para o usuário que está pesquisando.

O Google PageRank é o algoritmo mais conhecido que temos hoje, normalmente quando um site tem o Page Rank alto, com certeza este site é muito bem posicionado em sua área.

Veja mais sobre este assunto em nosso Blog: O que é SEO e como aplicar em meu negócio?

Otimização de sites e suas divisões internas e externas

As divisões que constituem uma otimização de sites é o que você faz interna e externamente naquele domínio.

Internamente podemos considerar 75% de eficácia, justamente por ser todo trabalho que você pode fazer de forma livre no seu domínio, como links curtos e objetivos, links que já levam diretamente a pesquisa feita pelo usuário, tags de palavras chaves mais procuradas para todo conteúdo do site, sitemap, navegação facilitada, imagens otimizadas etc.

Externamente, a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela os buscadores indicam no seu site, também depende do quanto o seu site é indicado por outros sites, por exemplo: troca de links, quanto mais sites indicarem o seu para determinado serviço, mais importância seu domínio terá para os buscadores.

O Google utiliza um sistema de pontuação parecido com notas, que vão de 0 a 10, que é o PageRank, definido de acordo com a quantidade de acesso que seu domínio tem para determinada busca.

Otimização de sites mal sucedidas

Agora vamos apresentar à vocês o “lado negro” da otimização de sites: constituem-se basicamente em práticas erradas e ilegais, podemos dizer assim.

Black Hat (Chapéu Preto): Uso de textos invisíveis dentro de uma ou mais páginas de um determinado site, esta é uma técnica bem pobre de tentativa de enganar os algorítimos dos buscadores, nada mais que tentar dar um chapéu. Quando não exibem textos invisíveis, distorcem completamente o conteúdo da pesquisa ao serem redirecionados para um página de um link.

SPAMers com links de redirecionamento também é uma prática bem comum, e na nossa opinião, tentativa de otimização ilegal, uma vez que a troca de link é feita sem o aprovação do dono indicador, e sim por técnicas de fakes e spamers, normalmente são muitíssimos usados em fóruns e blogs sem segurança.

O resultado na prática:

  1. Como advertência domínios descobertos pelos buscadores perdem completamente sua importância no ranking de busca.
  2. Em punições mais severas são completamente excluídos das buscas.

Visite a nossa seção de Criação de Websites para conhecer outros serviços relacionados.

Comentários