Afinal, como funciona o Google Adwords e como pode ajudar minhas vendas?

Foto: Artigos
Afinal, como funciona o Google Adwords e como pode ajudar minhas vendas?

Saber como funciona o Google Adwords é, hoje, um dever de todo empreendedor que visa explorar as oportunidades oferecidas pela internet para o seu negócio.

Prova disso é que a plataforma do Google Adwords conta atualmente com mais de 1 milhão de empresas anunciantes: cada vez mais, empreendedores se focam em desenvolver estratégias para conseguirem aparecer em uma parcela dos resultados das mais de 3,3 bilhões de pesquisas que são realizadas diariamente.

Você está cogitando fazer parte dessa grande parceria, mas ainda não saiba como funciona, nem está familiarizado com os requisitos necessários para começar a anunciar online?No post de hoje, listamos os principais pontos que você precisa saber para iniciar sua primeira campanha com um bom planejamento. Acompanhe!

O que é e como funciona o Google Adwords?

Lançado em outubro de 2000, o Google Adwords é um serviço de publicidade online do Google. Sua principal função é publicar anúncios juntamente aos seus próprios serviços e na sua rede de parceiros (Google Adsense).

Na prática, o Google Adwords funciona da seguinte forma: o anunciante — que possui autonomia para criar os seus próprios anúncios e selecionar as palavras-chave — estabelece, previamente, um orçamento que servirá para cobrir os custos.

Esses custos são calculados em cima de cada anúncio exibido ao usuário, e podem ser atribuídos das seguintes formas:

  • Custo Por Clique (CPC): como o próprio nome diz, os custos são calculados de acordo com o número de cliques que o anúncio recebe;
  • Custo Por Mil Impressões (CPM): aqui, os cliques se tornam irrelevantes, pois a cobrança é feita em cima de cada exibição na Rede de Display do Google.

Existem outras opções de custo no Google Adwords, mas o CPC e o CPM são as mais básicas. Para quem está começando a utilizar a ferramenta, portanto, eles podem ser os mais indicados.

Mesmo tratando-se de conceitos básicos, você já pôde perceber que mencionamos o termo “Rede de Display”, uma das duas redes do Google usadas para exibir os anúncios — a outra é a chamada “Rede de Pesquisa”. Antes de continuar, vamos entender brevemente as diferenças entre elas? Veja:

Rede de Pesquisa

Ao anunciar na Rede de Pesquisa, os seus anúncios são exibidos no formato de texto nas páginas de resultados de pesquisa do Google, assim como em outros serviços (Google Maps e Google Shopping) e em sites parceiros.

Rede de Display

Aqui, são impressos anúncios no formato de imagem (banners) e vídeos em sites parceiros, além de canais como YouTube, Gmail e outros aplicativos. Praticamente todos os anúncios carregados nos grandes portais de notícia, por exemplo, são exibidos por meio da Rede de Display do Google.

Agora que você já sabe em que consistem as redes do Google, voltemos o foco do conteúdo para o funcionamento do Adwords. Chegou a hora de falarmos sobre todos os processos pelos quais cada anúncio deve passar antes de ser exibido na tela do cliente!

Como funciona o sistema de anúncios do Google Adwords?

Um dos fatores do Google Adwords que mais contribui para o aumento de vendas é a “democratização” da ferramenta. Afinal, da mesma forma que uma instituição multinacional pode ter seus anúncios exibidos, empresas de pequeno porte também conseguem explorar os serviços da plataforma.

A garantia da justiça desse método se dá pelos critérios que o Google Adwords considera para definir qual anúncio será impresso em cada ocasião.

Esses critérios são aplicados no chamado leilão do Adwords, processo que ocorre a cada instante e por meio do qual anúncios podem ser impressos em qualquer uma das redes do Google — sim, isso significa que ocorrem bilhões de leilões por dia!

Entendendo o leilão do Google Adwords

Para iniciar a explicação, considere que, para ter seu anúncio exibido ao usuário, é preciso alcançar uma boa pontuação nos critérios de qualidade. Além disso, o lance (preço que a sua empresa está disposta a pagar pelo CPC ou CPM) também deve ter um valor competitivo perante a concorrência.

Essa classificação é conhecida como AdRank. Os componentes do índice de qualidade (relevância do anúncio, estimativa de cliques, qualidade do website, experiência da página destino etc.) geram um grande impacto na classificação e estão cada vez mais complexos.

Portanto, o objetivo da empresa deve ser prezar pela qualidade de todos os componentes avaliados pelo Adwords, mesmo que os lances também tenham peso nessa balança. Mas pense bem: você não estará fazendo isso somente pelo AdRank.

Ter uma página relevante (tema de grande interesse, conteúdo bem produzido, etc), fornecer um conteúdo condizente com o que é ofertado e pensar em todos os detalhes que enriquecem a experiência do usuário, entre outras práticas, seguem a mesma filosofia do Marketing de Conteúdo.

O propósito é atrair o visitante para o seu site para, então, conquistá-lo com um ótimo conteúdo (ou oferta, no caso de um e-commerce) e com a experiência de ter navegado em uma página funcional, com um belo design.

Assim, fica mais fácil fazer desse visitante um lead qualificado ou até mesmo um cliente, concorda? Agindo com esse propósito em mente, conquistar uma boa classificação nos leilões será uma consequência natural!

Como analisar os resultados?

O Google Adwords disponibiliza aos anunciantes vários tipos de relatórios, o que facilita na mensuração de resultados e possibilita que a empresa cresça investindo em publicidade online. Entre os principais tipos de relatório, estão:

  • Palavras-chave (informa quais palavras-chave geraram bom retorno, assim como as palavras com bom índice de qualidade, as que se classificam melhor etc.);
  • Funis de pesquisa (permite analisar o impacto das campanhas no processo de compra, entender o ciclo de compra dos clientes etc.);
  • Termos de pesquisa (exibe informações como buscas que ativaram o anúncio e buscas irrelevantes);
  • Estatísticas sobre leilões (contém dados sobre a concorrência nos leilões).

Através desses e de outros relatórios do Adwords, a sua empresa vai poder detectar onde as campanhas estão falhando e os pontos nos quais está deixando a desejar, além e, é claro, perceber todos os aspectos positivos das estratégias. ­­

Como você viu, o Adwords é uma ferramenta completa e essencial para quem deseja explorar o universo digital e realizar vendas! Agora que você já sabe como funciona o Google Adwords, conte pra gente: o seu negócio já está pronto para usufruir dos benefícios dessa ferramenta? Quais são as suas estratégias? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!

Comentários