Conheça as 5 melhores estratégias de marketing para sua clínica odontológica

As estratégias de marketing para as clínicas odontológicas evoluíram e atualmente existem diversas maneiras de seguir o Código de Ética sem deixar de aproveitar os benefícios das estratégias.

E os benefícios não acontecem somente ao dentista que empreende, mas também aos pacientes que como todo consumidor moderno busca por informação e consciência de ter realizado a melhor escolha.

É cirurgião-dentista ou da área da saúde e deseja descobrir não só as melhores estratégias para seu segmento mas também como aplicá-las? Esse conteúdo foi feito para você!

Entenda o Código de Ética

Antes de iniciar uma estratégia de marketing para sua clínica odontológica, é importante atentar-se ao código de ética estabelecido pelo CFO.

O Código de Ética Odontológica tem como objetivo regulamentar a propaganda odontológica de forma a torná-la mais transparente, objetiva e responsiva a todos os princípios da profissão. Conheça, a seguir, algumas práticas que são passíveis de punição:

  • Oferecer cartão de desconto que configura concorrência desleal;
  • Divulgar dados de pacientes;
  • Divulgar preços e formas de tratamento;
  • Omitir o número de CRO;
  • Inserir ou assumir títulos que não possui;
  • Utilizar nomes e/ou fotos de pacientes sem autorização;
  • Oferecer gratuidade como uma premiação.

Comece sua estratégia com o público-alvo

É essencial que a estratégia possua um público-alvo definido. Esse público-alvo deve ir além da definição de localização ou idade. Seu público-alvo deve ser definido com comportamentos, hábitos, desafios e anseios.

Por exemplo, uma clínica que atende a plano odontológico pessoa física e que tem como objetivo aumentar sua demanda, poderá ter como público alvo pessoas entre as idades de 20 a 55 anos, que não costumam ir ao dentista por questões financeiras, cujos hábitos de higiene bucal geralmente demandam orientação e que anseiam uma saúde bucal saudável.

A partir desse exemplo entende-se que existirão mais de 1 ação para captar a atenção desse público e que existe uma série de estratégias para fidelizá-lo.

5 melhores estratégias para sua Clínica Odontológica

Identidade Visual

A identidade visual é o primeiro contato do público com negócio, por isso é necessário atentar-se em chamar a atenção da maneira certa. Toda a imagem e informação é captada pelo inconsciente, transformando a percepção do público.

Sua identidade visual será essencial para todo material da sua clínica, por exemplo cartões de visita para divulgação que geralmente contam com informações de serviços e qual convênio odontológico atende, em banners outdoor em painéis digitais. E manter essa identidade no meio digital também é essencial para criar sua marca.

Através da identidade visual você pode transparecer qualidade, confiança e credibilidade. Não dispense o investimento em uma identidade visual com cores, decoração, uniformes e logomarca que comuniquem autoridade da sua atuação no segmento e seu diferencial.

Atendimento personalizado e humanizado

O atendimento de qualidade deverá ser uma premissa da sua clínica, pois é crucial que o paciente se sinta acolhido e com vontade de voltar para continuar ou trazer mais indicações para seu consultório.

Para Clínicas que atendem a convênios odontológicos também é essencial possuir uma cultura de atendimento personalizado e humanizado, pois os comentários positivos podem trazer mais indicações e desta forma fica evidenciada a qualidade e conforto prestado aos pacientes beneficiários.

Saber cultivar um ambiente de harmonia, em que o paciente possui espaço para falar e ser ouvido, comunicar-se em uma linguagem que fique clara, simpatia e disposição são comportamentos essenciais para o atendimento humanizado.

Invista na presença digital

A utilização da internet tornou-se indispensável para um marketing de clínica odontológica efetivo.

Tanto para atração quanto para conversão, a internet é uma aliada poderosa, e existem diversas formas de evidenciar sua presença através das estratégias digitais.

Começar com o Google Meu Negócio é uma excelente forma de iniciar a presença digital, pois essa ferramenta além de gratuita, proporciona visibilidade para pesquisas regionais, ou seja, o paciente que procurou por atendimento no bairro em que a clínica está localizada, muito provavelmente a procura decidido a realizar o atendimento.

As redes sociais também tornaram-se indispensáveis, pois recebem uma audiência altíssima e possuem diversos recursos para se comunicar com o público: imagens, vídeos, podcasts.

Aproveite os espaços digitais para mecanismos de busca, dê informações completas de endereço, convênio odontológico que atende, especialidade, telefones, imagine só estar presente cada vez que o público procurar por “convênio dentista”. Faz muita diferença para a demanda, não é mesmo?

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo encontra-se na presença digital como uma estratégia para captação do público através de conteúdos ricos e úteis, ou seja, os conteúdos atraem e fidelizam clientes que buscam informações sobre tratamentos e serviços.

Por essa razão, quando uma clínica ou cirurgião-dentista investe em marketing de conteúdo recebe um retorno altíssimo, tanto em relação ao aumento de demanda, quanto sua autoridade e valor percebido.

O Marketing de Conteúdo também torna sua clínica um fator de decisão. Ou seja, estando presente na jornada de compra, informando, tirando dúvidas e demonstrando a qualidade, seu conteúdo poderá demonstrar a esse público que você é a escolha certa pois soube o assistir durante seu processo de descoberta.

Não dispense eventos e parcerias!

Os eventos da área odontológica como congressos, simpósios, exposições, encontros, lives e webinars, são essenciais para realização de networkings, para conhecer e fazer colegas em diferentes áreas, criando contatos e relações de confiança.

Através desses colegas você pode indicar e ser indicado, dessa forma você dissemina o nome da sua clínica e aumenta a reputação do serviços prestados.

E aqui vai uma dica: atente-se a qualidade dos profissionais com quem está fazendo parceira. Atente-se se ele deixa a desejar em algum ponto, caso contrário não indique e nem peça indicação, lembre-se que sua reputação está em jogo.

Faça análise dos concorrentes

Para melhorar ainda mais suas estratégias de marketing, fique de olho em seus concorrentes! O que eles tem feito de diferente que você pode implementar em seu consultório? Será que é alguma rede social diferente ou algum conteúdo postado no vlog?

Também observe o que cometeram de errado ou as práticas que trouxeram poucos resultados e tire de hipótese para desenvolvimento em suas estratégias.

Invista nessas estratégias e veja seus resultados aumentarem

Esse conteúdo trouxe as melhores estratégias de marketing para sua clínica odontológica e trouxe diversas ideias do que é possível fazer para aumentar sua demanda e domínio no mercado.

Continue estudando todos os pontos levantados, inspire-se com o que deu certo mas não deixe de inovar realizando suas estratégias de formas cada vez melhores! Lembre-se sempre que suas ações devem atender sua realidade e objetivos de negócios de forma a proporcionar a melhor saúde bucal para seus pacientes.

Conteúdo produzido por Rebecca Marques, redatora na Ideal Odonto

Comentários