Branding nas redes sociais: como construir uma marca memorável

Foto: Artigos
Branding nas redes sociais: como construir uma marca memorável

Não adianta fugir: a concorrência está acirrada para todo mundo. Em todos os setores do mercado, existem diversos concorrentes se esforçando ao máximo para garantir um lugar ao sol.

Você também está na corrida para conquistar a atenção do cliente para o seu negócio, mas ainda não conhece os benefícios do branding nas redes sociais? Então este texto é para você!

Confira agora nossas 5 dicas para investir em branding e construir uma marca memorável:

Escolha as redes corretas

A primeira coisa a fazer para começar a sua estratégia digital e fortificar a sua marca no ambiente virtual é identificar em quais redes seu negócio precisa estar.

Para isso, pesquise o perfil do seu cliente e veja por onde ele transita. Depois de entender bem quais são estes canais, escolha aqueles que fazem sentido para o seu mercado e crie os perfis correspondentes.

Identificar os principais influenciadores destes canais é uma ótima forma de assimilar o que funciona e o que deve ser descartado em cada tipo de canal.

Mantenha a regularidade

Nada mais desanimador e desleixado do que um perfil desatualizado e com postagens muito antigas, certo? Por isso, faça um bom planejamento de campanhas de marketing digital de maneira a ter sempre alguma coisa nova e interessante no ar.

Mas cuidado para não ser cansativo. Evite uma enxurrada de postagens em curtos espaços de tempo: esse alto volume de conteúdo pode acabar cansando o seu cliente e fazendo com que ele se afaste.

O correto a ser feito é manter uma regularidade das postagens, mas sem exageros.

Atendimento rápido

O ambiente digital é muito conhecido pela sua grande velocidade de troca de informações. Assim, diferente das páginas institucionais que estávamos acostumados, perfis em redes sociais exigem atenção e respostas rápidas.

Esta agilidade pode definir se o seu cliente irá comprar com você ou com seu concorrente. Por isso, se ele vier tirar alguma dúvida, fazer um comentário ou crítica, esteja preparado para oferecer um retorno ágil — você terá mais chances de conquistá-lo dessa forma.

Conteúdo útil

Um erro comum de algumas empresas ao tentar fazer marketing digital é não conseguir perceber que é necessário oferecer conteúdos úteis aos clientes.

Fazer a divulgação da sua marca é algo muito importante, mas nenhum cliente irá seguir seu perfil nas redes sociais se a sua empresa só fizer propaganda. Isso é maçante e não justifica o tempo que ele gasta com você.

Busque oferecer material que é de interesse dele. A palavra de ordem aqui é: relevância!

Linguagem

Cada tipo de negócio tem um perfil de cliente. Por isso, dedique-se a compreender e assimilar qual é a linguagem do seu.

Sem perder o profissionalismo, é possível adotar um tom próximo e com o qual o seu cliente se sinta confortável. Lembre-se que não é o público que se adapta à sua empresa, e sim o contrário!

Contudo, se você conseguir desenvolver uma relação estreita com seu público, é possível estabelecer uma conexão forte e tornar-se uma grande referência para ele. Isso ocorre com diversas marcas que conseguem influenciar os hábitos dos seus clientes fiéis, seja por uma percepção de status, seja pela relação emotiva e/ou de confiança desenvolvida.

Portanto, comunique-se de maneira personalizada, buscando sempre agregar valor ao seu negócio, e certamente você terá bastante sucesso com o seu branding nas redes sociais!

E você, já investe em marketing digital? Tem alguma dica, dúvida ou sugestão para compartilhar conosco? Conte pra gente aqui nos comentários: estamos curiosos para saber como anda o seu negócio!

Comentários