Entenda o que é Gamificação para empresas

Foto: Artigos
Entenda o que é Gamificação para empresas

Há quem diga que jogos não são úteis, mas saiba que, o mesmo sistema utilizado em jogos dos mais diversos estilos, é uma ferramenta poderosa de negócios que vem sendo amplamente utilizada por empresas dos mais variados portes em todo o mundo. Este fenômeno se chama gamificação ou gamification.

Mas o que é gamificação?

O conceito é fácil, consiste em usar mecanismos de jogos para gerar envolvimento em um determinado público. Podem ter como objetivo: educação, vendas, treinamento de funcionários, marketing, entre outras áreas.

O método utilizado é simples e parte do primeiro princípio básico de que o ser humano tem o desejo inerente de se socializar. Através da gamificação é possível criar uma rede de jogadores/colaboradores com um objetivo em comum, gerando relacionamento e o desejo por disputa.

A segunda premissa é a mais óbvia, mas que mesmo assim é capaz de atrair qualquer usuário: o desejo pela conquista. É preciso proporcionar a experiência que o usuário deseja, e isso envolve desafios, obstáculos, prêmios, emblemas, fases irresistíveis, mas, principalmente, o seu merecido prêmio.

A gamificação pode ser utilizada para diversos objetivos, mas a pergunta que fica é:

“Isso gera retorno financeiro?”

Sim. E nada melhor que mostrar esses cases de sucesso para que você veja como tem gerado resultados ao redor do mundo. Confira!

Cases de sucesso da gamificação no mundo

Com os cases a seguir, queremos te mostrar que estratégias consideradas simples, quando executadas por profissionais, podem gerar resultados reais. Você verá que trata-se de grandes empresas, mas também descobrirá que a gamificação é democrática e pode ser aplicada para empresas dos mais diversos portes. Inclusive para a sua!

O primeiro case que selecionamos é tão famoso que você com certeza já ouviu falar ou até mesmo já baixou no seu celular!

Duolingo

Trata-se de um aplicativo que tem ganhado usuários em todo o mundo. Com o Duolingo é possível aprender diversos idiomas de forma gratuita, tudo isso pelo seu computador ou celular. Fácil, prático, intuitivo e divertido.

A gamificação está inserida no app incentivando o usuário a completar as fases, ganhar emblemas, subir no ranking de usuários, e o mais importante, alcançar a fluência em um idioma. Já são mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo!

gamificação, gamification, cases de gamificação

gamificação, gamification, cases de gamificação

Coca-Cola

A década de 90, sem dúvida, marcou a infância de muita gente. Os brindes da Coca-Cola se tornaram um fenômeno que ainda deixa saudade em muita gente. Este é um exemplo claro de gamificação: havia um desafio a ser cumprido (juntar as tampinhas), depois ir até o supermercado e trocá-las pelo prêmio. Um processo simples, mas que é lembrado até hoje. Marcou a vida de pessoas, aumentou as vendas e ainda fidelizou clientes, muitos clientes.

gamificação, gamification, cases de gamificação

Cheetos

A ação pensada para a marca de salgadinhos apostou no clima nostálgico, com uma ação que premia os vencedores com uma raridade da infância e adolescência dos anos 90. O desafio tinha as seguintes regras:

  • Os participantes deveriam mandar um fax para o número (011) 3205-2145;
  • Com as seguintes informações contidas no fax: nome, endereço, CPF e telefone;
  • Os 100 primeiros a enviar receberam o salgadinho Cheetos Tubo em casa.

A ação ganhou força nas redes sociais engajando milhares de usuários, gerando compartilhamento e divulgação espontânea da marca.

gamificação, gamification, cases de gamificação

Agora que você viu exemplos de cases de gamificação, confira como podemos aplicá-las a sua empresa.

3 formas de usar a gamificação na sua empresa

  • Vendas – Melhore a performance da equipe através de um método eficaz, levando os colaboradores a seguir a metodologia da empresa. Estimule a competição e a vencer desafios diários, e principalmente, gere maior retorno financeiro.
  • Endomarketing – Toda empresa funciona melhor quando todos estão focados em um só objetivo, sendo assim, a gamificação pode ajudar a definir quais os objetivos a ser alcançados e estimular os colaboradores a trabalhar em conjunto. Além disso, a lógica dos jogos ajuda a tornar o clima agradável para todos.
  • Redes Sociais – Se o seu público está ativo na internet, as redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn são ótimas alternativas. Propor desafios e premiar o ganhador com algo relacionado com o seu produto/serviço levando-o por uma jornada interessante e motivadora, como no caso da marca Cheetos, é certeza de sucesso.

Leve sua empresa a um novo patamar!

Com a agência Boa Imagem o seu sucesso em gamificação é possível! Conte com uma equipe completa, que atua desde a estratégia até a execução. Nossa agência está desde 2009 em Brasília, no mercado de Publicidade, Marketing Estratégico e Marketing Digital, conhecemos estratégias para fazer sua empresa decolar.

Solicite já o seu orçamento para estrategia de Gamificaçao!

Comentários