WhatsApp Business e Chatbots | Saiba as vantagens para sua empresa

Foto: Artigos
WhatsApp Business e Chatbots | Saiba as vantagens para sua empresa

Neste artigo, você verá duas novas formas de comunicação com o cliente que podem otimizar o processo nos canais de atendimento da sua empresa. Vamos abordar o WhatsApp Business e o uso de Chatbots. Saiba as vantagens e funcionalidades destes dois canais de relacionamento para sua empresa em Brasília. Vamos lá!

O WhatsApp Business

O aplicativo WhatsApp é de longe um dos mais baixados no mundo, principalmente no Brasil. 97% dos brasileiros que usam smartphone têm o aplicativo instalado. Várias micro e pequenas empresas já fazem uso dele para se comunicar com seus clientes, porém tudo ainda é feito de maneira informal.

Até o ano de 2017 o Whatsapp teve a sua utilização restrita para uso comercial. Pensando nisso, os desenvolvedores resolveram lançar a variação WhatsApp Business para atender às novas necessidades de comunicação empresarial.

A variação corporativa do aplicativo, tem como objetivo, facilitar a comunicação empresa-cliente. Além disso, passa confiança ao usuário, uma vez que ninguém gosta de receber mensagem de número desconhecido. O aplicativo pode dar maior credibilidade a sua empresa.

Para realizar o cadastro, as empresas de Brasília e do mundo deverão incluir dados como o site, telefone, endereço físico e e-mail. O intuito é possibilitar maior credibilidade e evitar fraudes. Além disso, empresas que já utilizam o aplicativo de maneira informal deverão cancelar a conta atual pessoal para configurar a opção Business. Outra opção é adquirir um chip com número diferente para aderir a opção empresarial.

A primeira versão está com o foco em micro e pequenas empresas. Esta opção ainda encontra-se em fase de testes, mas foi anunciada no Blog Oficial do WhatsApp em 18 de Janeiro de 2018. Os desenvolvedores do aplicativo também têm intenção de lançar em breve o WhatsApp Enterprise, destinado a facilitar a comunicação de grandes empresas.

Quais as funcionalidades do WhatsApp Business?

Por se tratar de um aplicativo voltado para o atendimento de empresas para clientes, as funcionalidades objetivam facilitar a comunicação. Mensagens automáticas de boas-vindas e adeus, e ferramentas que possibilitam configurar mensagens automáticas relacionadas às dúvidas frequentes dos clientes. Avisos sobre o horário de funcionamento e demais informações que a empresa considere pertinente, poderão ser enviadas por meio do aplicativo.

whatsapp business, aplicativo, atendimento, automação, chatbots, empresa
Fonte: whatsapp.com

Além de todas essas vantagens, o WhatsApp Business conta com três funcionalidades essenciais para empresas:

A Primeira funcionalidade é a disponibilidade de relatórios para a mensuração de quantas mensagens foram recebidas, enviadas e lidas. Possibilitando a mensuração dos resultados do aplicativo no atendimento aos clientes.

Em segundo, a possibilidade de integração com chatbots, que será tratado mais adiante neste artigo, possibilitando a automatização do atendimento.

whatsapp business, aplicativo, atendimento, automação, chatbots, empresa
Fonte: whatsapp.com

Em terceiro, a possibilidade de adicionar etiquetas às conversas, para saber em que ponto está o atendimento e organizar o momento de cada cliente na jornada de compra de acordo com os processos de cada empresa. Dessa forma, o processo de conversão é feito de forma ainda mais eficiente.

Ainda não se sabe quando a opção do WhatsApp Business estará disponível para empresas de todo os portes. Agora só nos resta esperar e preparar estratégias para entrar com força na utilização desta nova tecnologia para aprimorar o relacionamento com os clientes.

Os Chatbots

A inteligência artificial já começou e os chatbots são a prova disso. Esta tecnologia consiste na automação do atendimento por meio de mensagens, que podem ou não fazer uso de inteligência artificial para responder pessoas. Basicamente, são softwares capazes de atuar dentro de aplicações de mensagens (Facebook, Whatsapp, Instagram, Skype, VK, Viber, Twitter, Youtube), assim como no próprio chat do website, entre outros.

Dentre as muitas utilidades dos chatbots podemos destacar 3:

  • Conversacionais - Utilizado para conversar e esclarecer possíveis dúvidas dos clientes.
  • Escudo - Têm como função responder a reclamações e oferecer suporte ao cliente. Dessa forma evita ou descongestiona o famoso call-center.
  • Agendamento e Reservas - Muito utilizado por empresas como consultórios, restaurantes e muitos outros. Além de ajudar o usuário, ainda agrega valor a empresa que utiliza.

Estas são algumas empresas que já fazem uso dos chatbots como ferramenta de comunicação:

  • Sephora - O robô utilizado consegue fazer perguntas ao usuário e através das respostas enviar sugestões de produtos, e até mesmo tutoriais para ajudar.
  • Uber - O usuário pode fazer o pedido da corrida pelo chat, sem precisar abrir o aplicativo. No entanto, este recurso só é disponível nos EUA.
  • American Express - Os chatbots podem verificar transações com o cartão de crédito e também enviar conteúdos relacionados.
  • Duolingo - Através dos robôs do aplicativo é possível aprender inglês de forma fácil, interagindo com os chatbots através de áudios e conversação.
  • Pizza Hut - O chatbot usado pela empresa permite que o usuário possa fazer seu pedido pelo Twitter ou Facebook.

Quais as funcionalidades dos Chatbots?

Esse tipo de software tem diversas vantagens para o atendimento da sua empresa. Os chatbots são capazes de compreender diferentes tipos de linguagem, tais como: jargões, regionalismos e até mesmo erros gramaticais. Com este recurso, será possível tornar o processo de atendimento mais próximo do que seria feito por um humano.

whatsapp business, aplicativo, atendimento, automação, chatbots, empresa
Fonte: Agentbot

Ao aderir e incorporar um chatbot ao seu site, por exemplo, você garante o atendimento de seus clientes pelo chat 24 horas por dia e durante os 7 dias da semana. Podendo ser integrado a sistemas de CRM e sistemas de logística.

whatsapp business, aplicativo, atendimento, automação, chatbots, empresa
Fonte: Cliengo

 

Além disso, são capazes de personalizar a conversação através do envio de fotos, links, vídeos, emoticons e o que mais for programado pela empresa. Estes recursos de interatividade somados ao controle dos atendentes na decisão de envio ou não das mensagens, vão otimizar e facilitar o processo de atendimento da sua empresa.

Novas tecnologias surgem a cada dia e com elas a certeza de que a experiência do usuário é um dos fatores decisivos na hora da compra. O processo de venda e o suporte ao cliente, são de extrema importância, e podem ser otimizados com o uso dos Chatbots e do WhatsApp Business.

Se você quer levar a sua empresa a um novo patamar e proporcionar a melhor experiência para os seus clientes, conheça a Agência Boa Imagem em Brasília. Nossos profissionais estão prontos para te assessorar e propor as melhores opções de ferramentas para o seu negócio.

Comentários