Buscar por Artigo

Marketing Indireto

Foto: Serviço de Marketing Indireto

Marketing indireto: Faça a sua empresa ser lembrada!

O mais importante para marcas e empresas é serem lembradas. Para isso é preciso existir uma estratégia de marketing, a mais indicada para serem vistas e não serem esquecidas é usando o marketing indireto.

O que falaremos nesse post:

  • Definição do Marketing Indireto
  • Como é pensando o Marketing Indireto
  • Marketing x Publicidade
  • Marketing Indireto X Marketing direto
  • O poder do Marketing Indireto
  • Proposta de valor

Definindo marketing indireto

O marketing indireto tem várias maneiras de acontecer, ele pode ser obtido através de qualquer forma de divulgação de uma empresa. Ou seja, a sua divulgação não dependem diretamente dela ou das ações que ela toma.

Por exemplo, quando acontece o marketing boca a boca houve uma indicação. Porém, não foi a marca que fez com que isso acontecesse.

Sutileza define bem o marketing indireto, pois é uma forma de comunicar um produto ou marca sem que o espectador rejeite a mensagem, sem mudar de canal, por exemplo. Criatividade e boas sacadas são ideais na hora de implementar esse modelo de marketing.

Vamos conversar sobre alguns exemplos, comparações e a melhor forma de usar o marketing indireto. Porém já fica sabendo que ele pode influenciar as pessoas rapidamente e isso acaba sendo uma publicidade e tanto!

Como é pensado o marketing indireto?

Para entendermos melhor como o marketing é pensado e aplicado, vamos conhecer alguns tipos de estratégias. Com certeza, você já presenciou alguma delas.

Na grande maioria dos filmes é possível observar que em certas cenas os atores usam algum objeto de marcas que realmente existem, como computadores da Apple, celulares, produtos de higiene e objetos que fazem parte do nosso cotidiano e de marcas que podemos encontrar no mercado. Essa estratégia de marketing indireto é conhecida como merchandising.

É muito comum também nos depararmos com carros de marcas conhecidas em filmes, novelas e séries ou a mais forte e popular forma de marketing indireto, a divulgação de boca a boca.

Essa forma de apresentar a marca não torna a propaganda em algo agressivo e direto, muito pelo contrário torna algo sutil e que entra de forma leve no seu subconsciente.

Marketing indireto X marketing direto

Mas qual será a vantagem de investir no marketing indireto e não no direto?

A comparativa é simples, o marketing indireto faz com que a marca esteja na cabeça do consumidor mesmo quando ele não está pensando nela. Esse marketing é discreto e não tem como foco criar uma conexão com o público, o objetivo principal é apenas ser apresentado e lembrado.

O marketing direto é mais incisivo e literalmente direto. O público espera ofertas na hora do comercial de um supermercado e produtos na hora da propaganda de roupas, elas não precisam captar isso de forma leve, o objetivo desse modelo de marketing é fazer com que o público veja e consuma o que ele está vendo.

Infelizmente com o bombardeio de informações que temos diariamente fica difícil lembrar “daquela promoção” ou “daquele produto”. Dessa forma, a melhor maneira de apresentar isso é de forma sutil, pois assim a propaganda se instala na memória do consumidor.

O poder do marketing indireto

Agora que você já compreendeu o que é marketing indireto, se lembra de quantas vezes já viu marcas se apresentando de forma sutil por aí? Ou se lembra daquele restaurante que o seu amigo te indicou?

Essa estratégia é poderosa! A tática de aplicar a sua propaganda meio que “sem querer” funciona! O consumidor vai se lembrar, pode ser que isso não aconteça no mesmo dia, mas na hora que ele for pesquisar um serviço ou produto, ele se lembrará.

E é nesse momento que o seu site e empreendimento é visto e lembrado!

Proposta de valor

Vamos pensar o seguinte, cada empresa apresenta uma mensagem, que é o que as pessoas falam. É importante que as pessoas entendam o seu negócio de forma correta, certo?

Por exemplo, não basta alguém falar que o Walmart é um supermercado “legal” sendo que o diferencial deles é o tipo de produto ou a forma que e eles embalam.

Sempre que você tem a parte do marketing indireto ainda que seja boca a boca você precisa ter a proposta de valor muito bem definida, porque o importante é que as pessoas não só falem dessa empresa, mas que elas divulguem a sua proposta de valor de forma indireta, de forma orgânica.

A proposta da empresa precisa estar clara, de uma forma que as pessoas entendam e divulguem de forma certa e claro, se lembrem depois.

E agora?

Tenho certeza que depois desse post você ficou ansioso (a) para colocar a sua empresa em todos os cantos possíveis! Mas calma, existem inúmeras possibilidades para aplicar o marketing indireto.

Que tal buscar em agência de publicidade que é preparada para dar as melhores ideias para a sua empresa?

A Agência Boa Imagem pode te ajudar, entre em contato para agendarmos uma reunião! Não deixe de comentar o que você achou do marketing indireto, vamos adorar saber a sua opinião!