O Coach é o profissional que presta consultoria indicado para te ajudar a evoluir na sua vida profissional e até mesmo na empresarial. Ao longo da vida de um indivíduo ou empresa, a mudança é necessária e vital. Pensando nisso, profissionais criaram técnicas baseadas em diversas áreas profissionais visando ajudar pessoas e empresas a alcançar o sucesso. Continue lendo este post e descubra como o coach pode mudar a sua vida.

O que é Coaching e o que pode fazer por você?

O processo de consultoria consiste em ajudar determinada pessoa ou instituição a alcançar seu potencial de crescimento. Neste processo o profissional coach usará de diversas técnicas para ajudar seu coachee a alcançar seus objetivos.

Mas muita atenção a este detalhe: o seu coach irá te incentivar a descobrir formas de melhorar. Isso em aspectos de sua vida que você precisa melhorar, não cabe a esta técnica o Aconselhamento ou Counseling.

Origens do Coaching (Consultoria)

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching a palavra coaching já era usada desde a Idade Média, e descrevia os condutores de carruagem que conduziam seus passageiros a seu destino. Mais tarde foi utilizada para denominar os professores de universidades, como tutores responsáveis por ajudar seus alunos para os testes e provas, por volta de 1850.
Já em 1950 o nome já começou a ser utilizado para definir o desenvolvimento pessoal, com o intuito de ajudar no processo de evolução e aprimoramento de habilidades.

Áreas de trabalho do Coach

Apesar de trabalhar em sua essência focada no desenvolvimento, o Coaching possui diversas áreas de atuação que são divididas em duas categorias de consultoria: Coaching Pessoal e Business Coaching.

Confira os nichos que o Coaching oferece:

Fonte: IBC 

Business Coach: O que é?

Trata-se de um serviço de consultoria que visa acompanhar diferentes tipos de profissionais que se encontram envolvidos na gestão de empresas ou papéis de liderança e que precisam maximizar seus resultados.

É necessário ter em mente que antes do “ser” profissional de sucesso, existe uma pessoa, que tem áreas diferentes da vida que também precisam ser gerenciadas. O profissional de coaching ajudará através da consultoria a encontrar formas de gerenciar sua vida profissional, para que a sua vida pessoal não seja afetada, o que acontece com frequência desde sempre.

O sigilo de todo o processo é uma das principais características do coaching. Ao ocupar um cargo de importância em determinada empresa, sempre haverá assuntos que exigem sigilo. Gestores e líderes estão o tempo todo tomando decisões visando o melhor para sua empresa. Essa decisões que geram dúvidas e medos que não podem ser divididos com seus colegas de trabalho. Mas que podem e devem ser analisados junto ao seu coach.

O papel do coach no ambiente de negócios consiste em traçar metas e objetivos com o seu coachee, visando explorar ao máximo suas habilidades. O processo começa com um diagnóstico baseado nas oportunidades das melhorias que podem ser feitas para alavancar a empresa. Logo após são elaboradas estratégias, metas e prazos a serem cumpridos. E depois vem a mensuração dos resultados alcançados que é feita em períodos que variam conforme a necessidade.

Formação em Coaching

Existem diversos cursos destinados a formação destes profissionais e que variam de acordo com cada instituição de ensino. Há alternância ao decorrer do curso entre a teoria e a prática, para que o coach esteja preparado para as mais diferentes situações e problemas enfrentados pelo seu coachee. A maioria dos cursos aborda apenas de forma geral o que é o coaching e suas metodologias de aplicação. As áreas específicas voltadas para áreas diferentes exigem cursos específicos dependendo da instituição de ensino. Segundo o IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) existem diferentes nichos e que dependendo da instituição cabe ao profissional escolher em que se especializar. São alguns deles no quesito Pessoal:

· Coaching de Saúde
· Coaching de Esportes
· Coaching Familiar
· Coaching de Finanças
· Coaching de Relacionamento

No quesito Profissional temos:

· Coaching Empresarial
· Coaching de Performance
· Coaching de Liderança
· Coaching de Equipes
· Coaching de Carreira
· Coaching Organizacional

Business Coaching para sua empresa

Você acompanhou até aqui as características do que é o Business Coaching e no post anterior você viu até mesmo o que não é Coaching. As vantagens de implementar o Business Coaching na sua empresa são muitas e vão desde o fator pessoal dos seus profissionais ao rendimento dos mesmos durante o processo.
Fatores como aumento da produtividade, redução de custos e de reclamações são alguns dos benefícios do processo. Esta prática já é comum em muitos países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá.

Ao decorrer do processo ou ao final podem ser observados resultados como aumento de resultados positivos, maior autonomia na tomada de decisões, melhora na gestão de tempo, realização profissional, melhora nos relacionamentos interpessoais.
É preciso se atentar de que, implementar o coaching na sua empresa não é só pelos rendimentos que isso pode gerar. Mas sim por todo o efeito que tal prática pode gerar na sua empresa. Tem íntima relação com o entendimento da filosofia da sua empresa, o entendimento da Missão, Visão e Valores e consequentemente a melhor aplicação desses conceitos em sua forma de trabalhar.

Vantagens do Business Coaching

As vantagens deste processo é vista e sentida pelos seus clientes, uma vez que, o mesmo consegue identificar a diferenciação da sua empresa perante os concorrentes. O resultado do Business Coaching é visto no atendimento, no gerenciamento e principalmente na forma de agir e de tomar decisões por parte dos profissionais.

Como você pôde ver neste post, o bom funcionamento de uma empresa depende de fatores como estrutura, localização, divulgação e muitos outros, porém é importante focar naqueles que farão toda a ação acontecer: os seus profissionais. O sucesso ou o fracasso do seu negócio é determinado por eles. O Coaching Business tem se tornado cada vez mais essencial no mundo empresarial justamente por focar nos profissionais. Para que haja maior confiança, metas bem estabelecidas, objetivos bem definidos e um perfeito equilíbrio na vida pessoal e profissional.

Conheça a agência Boa Imagem e saiba como podemos ajudar a sua empresa a traçar estratégias que integrem o seu time e gerem resultados positivos para o seu negócio. Descubra um pouco sobre Consultoria de Vendas Online