A importância de análises prévias do website

Ter presença online com um site institucional, atualmente, é o básico para empresas de qualquer porte. Tendo em vista que é lá que seu público-alvo está, na Internet. Neste artigo você vai aprender que não basta ter um website, é preciso analisar a qualidade e características específicas. Continue lendo este artigo e descubra o que deve ser levado em conta antes ou depois de colocar seu website no ar.

Descubra os fatores que podem tornar o seu site mais eficiente

Um bom site vai muito além de um layout bonito e essa é a maior preocupação de muitas empresas. Não é errado querer ter um site bonito, o erro está em se importar apenas com a aparência e esquecer de fatores que vão influenciar de forma significativa na navegação do usuário, no caso, o seu possível futuro cliente. Na hora da diagramação, programação e manutenção de um website existem algumas características que vão determinar o sucesso do seu site institucional. Confira algumas delas.

Usabilidade

Essa deve ser a palavra-chave do seu site. Um site institucional nada mais é que, um lugar para se colocar informações sobre a sua empresa, a fim de esclarecer o usuário sobre o que se oferece. Então se o seu site não tem usabilidade fica difícil para o usuário achar o que procura. A usabilidade de um website consiste na correta hierarquia de informações como títulos diretos, navegação fácil, estrutura coerente, página de contato acessível. Ter informações do que é a empresa e sobre o que ela faz e, principalmente, páginas específicas para facilitar o acesso aos conteúdos específicos.

Diagramação

O visual do seu site é muito importante e como a primeira impressão normalmente pode ser a que fica, é melhor não arriscar. Portanto, deve ser analisada de forma minuciosa. Atente-se de que, às vezes, menos é mais. Fotos em número exagerado, texto com várias fontes diferentes e até mesmo a necessidade de navegar muito tempo por uma informação que deveria estar mais acessível, são alguns fatores que devem ser corrigidos, se possível, antes do seu site estar no ar para os usuários.

Paleta de cores

Chegamos a uma parte delicada no quesito análise de websites. O ideal é que antes da criação do site toda empresa já tenha uma paleta de cores definidas. Porém, quando se trata de um site, a experiência do usuário deve ser a prioridade. Um bom exemplo disso é a cor amarela que deve ser evitada para fundo de textos, pois se torna cansativo. Existem regras de cores como as análogas, complementares, monocromáticas, tríade, composta. A regra mais usada é a complementar e ela garante harmonia entre as cores. A vantagem de programas como o Adobe Collor é que a paleta da identidade visual pode e deve ser aplicada. Com a ajuda desta ferramenta é possível achar cores que combinem ou que se contrastem. A escolha de cores influencia diretamente no tempo de permanência do usuário no seu site, e quanto mais tempo, maior a chance de resultar em venda.

Responsivo

Imagine o seu site institucional perfeito na tela do pc, mas desconfigurado para o mobile. Esse é um problema muito comum e por isso é essencial conferir se o design é responsivo. Ou seja, se adapta a diferentes telas, tornando a experiência do usuário mais fácil e prática. Pesquisas comprovam que o brasileiro tem cada vez menos computadores em casa e que o uso do celular só tem crescido ao longo dos anos.

Funcionalidade

A palavra funcionalidade está ligada aos recursos do seu site. Existem diversas funcionalidades que podem servir de ponte para suas redes sociais, como formulário de contato, newsletter para seus assinantes e muito mais. São recursos que só tem a agregar ao site, além de facilitar o relacionamento com seu público-alvo.

Rapidez

Todos os fatores citados acima são essenciais na análise de um website e a rapidez não fica de fora. Imagine que o site de sua empresa está com um ótimo layout, responsivo, com boa usabilidade, uma paleta de cores adequada a sua identidade visual e ótima para leitura e cheio de recursos, porém, o carregamento é lento. O usuário da internet é imediatista, e é por isso que as redes sociais fazem tanto sucesso. Se o seu site está com carregamento lento, é bem provável que usuário desista. Existem ferramentas para verificar a velocidade do seu site como o Pingdom. Esteja atento à velocidade e prepare o seu site para seu público-alvo.

Legibilidade

As informações da sua empresa precisam estar claras para quem vai ler e isso não depende apenas do layout. A escolha da fonte faz toda a diferença. O estilo vai ser determinado pela linha criativa seguida e pelo ramo de atuação da empresa. São muitas opções de família de fonte como: as romanas, cursivas, egípcias. O tamanho também deve ser adequado para cada propósito, variando de título, subtítulo e texto, a fim de manter a hierarquia do site e o entendimento do leitor.

Como você pôde ver, existem vários fatores que precisam ser previamente analisados antes de colocar um site no ar. Existem atualmente diversas plataformas para a construção de um site. Seja começando do zero ou usando layouts pré-definidos oferecidos pela plataforma escolhida. Todos esses fatores devem ser analisados por profissionais que entendam do assunto para que a performance do seu site seja a melhor possível.

Raio-x do Marketing

Se você gostou desse artigo e quer saber como está a performance da estratégia da sua empresa, conheça o Raio-X do Marketing desenvolvido pela Boa Imagem para otimizar o seu site e analisar como está a sua performance online.

LEIA MAIS: O que não é Coaching?