Realidade virtual: como usá-la para atrair clientes?

Foto: Artigos
Realidade virtual: como usá-la para atrair clientes?

Caindo cada vez mais no gosto das pessoas e ajudando a criar um ambiente de maior imersão, a realidade virtual (VR) vem ganhando espaço em vários mercados diferentes.

Dos jogos de videogame a treinamentos em grandes indústrias, passando por aplicações militares, médicas e até mesmo em alguns tratamentos psicológicos, essa tecnologia parece ter chegado para ficar.

Se você ainda não está bem familiarizado com o assunto, vamos ajudá-lo no post de hoje. Confira! 

Como funciona a realidade virtual

A realidade virtual tem o objetivo de simular um ambiente real através do uso de algum tipo de tecnologia. Normalmente, esta tecnologia está voltada para a nossa visão.

Utilizando dois tipos de princípios básicos, ela pode criar a sensação espacial de estarmos vivendo um ambiente totalmente projetado, mas que parece bastante real.

Uma opção para criar essa ilusão é utilizar duas imagens que mostram uma cena vista por duas perspectivas diferentes.

Estamos falando aqui daqueles óculos em que cada olho vê uma imagem e, com isso, é possível formar em nosso cérebro um ambiente com percepções de volume e profundidade.

A outra versão, também em bastante evidência nos últimos tempos, é a imagem ou vídeos em 360 graus. Nele, é utilizada uma câmera específica que consegue captar em todas as direções ao mesmo tempo.

Assim, é possível você interagir com o vídeo explorando cada área que tiver interesse. Veja um bom exemplo nesta página!

A realidade virtual e a relação entre clientes e empresas

Atentas às novas tendências de mercado e à evolução da tecnologia, várias empresas de renome no mercado já saíram na frente com projetos bem interessantes.

Bem estruturados, estes projetos provaram como é possível utilizar essa nova ferramenta de marketing digital de uma maneira muito benéfica para os negócios. Veja só:

Google

Um dos casos mais populares é o do Street View. Podendo navegar para todas as direções, o internauta consegue explorar diversos ambientes e cidades diferentes sem sair do computador.

Contudo, a inovação do momento fica por conta do Cardboard, um suporte para encaixar o celular e ter uma experiência ainda mais realista. Além dele, vale a pena conhecer também o Google Carousel!

Wolksvagen

Inserida em um mercado que enfrenta grandes desafios, a montadora lançou mão da tecnologia para conseguir converter mais vendas.

Agora é possível conhecer todos os detalhes dos modelos do Up!, Golf, Fox, Jetta e Gol sem sair de casa. Com vídeos de 360 graus, a marca desenvolveu um bom material para ajudar seus clientes mais indecisos.

Etihad

A companhia aérea também utilizou VR para o lançamento do seu novo Airbus 380. Nesta campanha, é possível conhecer cada detalhe por trás da nova aeronave da Emirados Árabes Unidos — na presença, inclusive, de Nicole Kidman. 

Dior

Imagine poder acompanhar o desfile do lançamento da coleção primavera-verão desta marca sentado na primeira fila: foi exatamente isso que os responsáveis pela estratégia de marketing da Dior fizeram. O resultado não poderia ter sido melhor! 

O McDonald's, a Volvo, Coca-Cola, Samsung e o Facebook também já abraçaram esta nova tecnologia como estratégia digital de divulgação e vendas. Só falta você! 

Se gostou destes exemplos de boas aplicações da realidade virtual aos negócios, não deixe de conferir a nossa lista com os 5 Google Business Views mais legais!

Comentários