Buscar por Artigo

Marketing Pessoal

Foto: Serviço de Marketing Pessoal

A frase, “a primeira impressão é a que fica”, faz todo sentido quando o assunto é a sua Imagem. O motivo é claro: como seu público e seguidores saberão de suas propostas se não há uma comunicação que passe a imagem desejada? A resolução do problema de comunicação se dá com o uso de várias ferramentas, como o Marketing Pessoal, que você verá mais adiante, porém, o que move a campanha de Marketing Pessoal é o fator Estratégia.

E por conseguinte, para uma boa estratégia, é necessária uma ótima equipe.

Grandes Figuras publciamente expostas e/ou conhecidas precisam de uma grande equipe de marketing Pessoal

Você com certeza, dificilmente ouviu falar nos nomes: Nizan Guanaes, Paulo Tarso Santos e João Santana. Mas com certeza sabe de quem se trata: Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, Anthony Garotinho, Fernando Henrique e Collor. Também deve conhecer nomes como Felipe Neto, Whinderson Nunes, Anitta e Ivete Sangalo. Os primeiros nomes citados são dos marqueteiros responsáveis pelas estratégias para posicionamento de marketing pessoal e os outros são os nomes de pessoas públicas que foram construídos como marcas. Comunicação e Marketing é essencial!

A vitória depende de escolhas, diz respeito a qual estratégia será usada, qual o tom de campanha, a equipe que vai assessorar e tantos outros aspectos.

O primeiro passo é escolher a melhor equipe. A Boa Imagem atua desde 2009 em Brasília. Com a visão 360° graus, sabemos qual a melhor estratégia e quais os melhores canais para o seu posicionamento perante o público.

A seguir, você entenderá quais as vantagens, desvantagens e diferenças do Marketing Pessoal para outras estratégias conhecidas no mercado.

Marketing Pessoal X marketing Empresarial

A primeiro momento, os conceitos podem se confundir, porém, a diferença entre os dois termos é clara:

  • Marketing Pessoal – Trata-se de uma estratégia pensada a longo prazo. Pode ser pensada tanto antes de lançar um novo projeto, quanto após um acontecimento importante. Constitui uma ferramenta para gerir a imagem da figura pública em todos os canais de comunicação.
  • Marketing Empresarial – Consiste estratégias de divulgação para Empresas, com o intuito de construir a imagem da Marca para que esta alcance mais vendas no mercado a qual está inserida.

Marketing Pessoal – Consolidação do seu nome como marca

A maior vantagem dessa modalidade de Marketing é, sem dúvida, a solidez. Ao construir uma estratégia pensada a longo prazo, é possível pensar em todos os aspectos possíveis.

As ações e comportamentos pensados, irão compor uma imagem positiva da Figura Pública e diferenciá-lo dos demais, aumentando as chances de se eleger e prevendo as possíveis investidas da oposição.

Além disso, é possível construir com calma a imagem da Figura Pública, tais como: estilo jovial ou conservador, melhor vestimenta, tipo de discurso, quais as causas ideais para apoiar, promessas de campanha, conhecimento do perfil de eleitor, encomenda de pesquisas de público, participação em eventos e demais ações.

As desvantagens do Marketing Pessoal consistem no tempo necessário para montar e colocar em prática toda a estratégia, a verba necessária para manter a equipe e o investimento em meios de comunicação, sejam eles online ou offline. Principalmente por neste caso não haver um retorno financeiro direto relacionado às vendas.

Marketing Empresarial – Foco na conversão

Este tipo de estratégia geralmente tem prazo determinado e objetivo claro: VENDAS!. Dessa forma, as campanhas de vendas tem dia para começar e para terminar, além disso, a verba disponível também é definida para um período específico e só são extendidas em campanhas com foco em Branding e Posicionamento de Marca, estas são algumas desvantagens que podemos considerar.

A vantagem do Marketing Empresarial consiste na pontualidade do processo. A estratégia pensada, precisa cumprir o único objetivo, levar os clientes até a empresa e não tem a necessidade de lidar com questões muito específicas relacionadas a intimidade, como é o caso do Marketing Pessoal.

Com a verba em mãos é possível escolher quais os canais essenciais para o sucesso da comunicação e já analisar a aceitação ou aprovação do público através das pesquisas de intenções efetuadas por institutos capacitados para realização das mesmas.

Visão estratégica | O case de sucesso barack obama

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos teve destaque não só pela cor, mas também pela estratégia ousada de Marketing. A campanha foi na contra-mão dos concorrentes e concentrou seus esforços no público certo. Dessa forma, além de conseguir o apoio popular, Obama conseguiu doações para sua campanha.

Mas qual o segredo do sucesso de Obama? A estratégia.

Barack Obama e sua equipe perceberam que o seu público era conectado e engajado, sendo assim, focaram nos principais canais de comunicação. A estratégia de Marketing da Figura Pública a presidência incluía:

  • Site bem estruturado e com botões de ação;
  • Landing pages para conversão em doação;
  • Envio de e-mail marketing para os contatos;
  • Presença forte nas redes sociais.

O resultado da campanha foi um sucesso, garantindo a vitória! E, mais tarde, a reeleição do presidente.

O sucesso dessa campanha presidencial que usou o Marketing Pessoal explorando aspéctos únicos como a simpatia, a popularidade de Obama por sua equipe de Marketing e Comunicação. Você também pode ter ótimos resultados com a ajuda da nossa agência!

Você precisa de uma estratégia completa!

Para alcançar o resultado desejado, é preciso ter uma equipe que alie estratégia e execução, com maestria. Tanto o Marketing Pessoal, quanto o Marketing Empresarial, necessitam de estratégias que integrem as mídias offline e online. Conte com a Boa Imagem!

Com a nossa agência você garante a boa execução em todos os processos de comunicação:

  • Estratégia de Marketing – Identificação do Público;
  • Marketing Digital – Gerenciamento de Redes Sociais, Layout e Programação de Site, E-mail Marketing;
  • Marketing Offline – Material Gráfico Impresso;
  • Audiovisual – Fotografia, Produção de Vídeo, Animação, Ilustração.

Somos uma agência preocupada com o sucesso da sua campanha. Temos um time completo com diversos parceiros de serviços, pronto para te ajudar a alcançar a vitória. Contate-nos já!