Buscar por Artigo

Automação de marketing

Foto: Serviço de Automação de Marketing

Automação de marketing X e-mail marketing

E-mail marketing

A ferramenta de e-mail marketing é basicamente um meio de comunicação entre a empresa e possíveis consumidores, via e-mail. Esses tipo de correio eletrônico pode trazer inúmeras informações, vendas, confirmações de compra e ofertas.

Antes essa ferramenta era vista como uma forma de comunicação muito invasiva. Hoje essa realidade mudou bastante, mas ainda assim continua sendo um meio frio, de se comunicar com os possíveis clientes. O e-mail marketing é sempre direcionado para uma grande lista de e-mails muitas vezes aleatórios.

Os resultados não são bons, muitas vezes são mínimos em relação à resultados de automação de marketing, por exemplo. Essa outra ferramenta tem uma lista de e-mails direcionada, ou seja, o número e pessoas que estarão realmente interessadas nas informações do e-mail são muito maiores.

Preparamos um funil de vendas com valores fictícios de possíveis resultados de e-mail marketing.

Funil: Automação de Marketing

Os resultados alcançados com essa ferramenta são mínimos. Essa forma de se comunicar com as pessoas pode ser elaborada e ter um bom alcance e resultado. Porém a forma como será feita precisa ser estudada. Não adianta investir uma lista fria de 100.000 e-mails e no final obter uma taxa de conversão de 5 pessoas.

O aproveitamento da campanha de e-mail marketing foi de 0,005%. Esse resultado é muito pouco em relação ao que se pode alcançar com uma campanha bem elaborada e para pessoas que tem interesse na sua marca.

Automação de marketing

A ferramenta de automação oferece bons resultados. Essa forma de comunicação é muito similar a dinâmica do e-mail marketing. A diferença é que na automação os e-mails utilizados são filtrados e direcionados.

Essa seleção é feita de acordo com as pessoas que acessam e navegam pelo site da sua empresa. Esses e-mails quando enviados de forma selecionada, oferecem um maior índice de engajamento. Preparamos um funil de vendas com valores fictícios para que a forma de funcionamento de automação de marketing fique clara.

Funil: Automação de Marketing - Lead

Quando uma pessoa se interessa pelo seu produto, entra no seu site e tem acesso a algum tipo de material. Por exemplo, e-books, formulários ou newsletter, esse consumidor entra no seu filtro de leads qualificados que têm interesse pela sua empresa.

A partir disso, vamos supor que você possua uma lista quente com 1.000 leads qualificados que estão no seu filtro. O número de pessoas que irá ler o e-mail será grande, pois elas de certa forma se interessam pelo seu negócio. Dessas 500 pessoas que leram, surgiram 50 oportunidades. Ou seja, cinquenta consumidores navegaram pelos seus produtos com o intuito de compra e 5 clientes compraram.

Os valores revelam que a automação de marketing é um método muito eficaz para as empresas que pretendem utilizar a abordagem por e-mail.

Conheça mais sobre os serviços que irão ajudar a sua empresa a ampliar a sua presença online!