Afinal, por que investir em Google Street View?

Foto: Artigos
Afinal, por que investir em Google Street View?

Vender mais e com mais qualidade é um desafio de toda empresa. E para conseguir manter um bom ritmo de resultados, é necessário conhecer e utilizar todas as ferramentas disponíveis no mercado.

Nessa corrida diária atrás de bons números, muitos gestores acabam deixando de lado uma excelente metodologia de divulgação de seus negócios: o Google Street View.

Assim como a VR (realidade virtual), essa é uma das novidades no impulsionamento de negócios. Você achava que essa ferramenta só servia para encontrar endereços ou visitar monumentos famosos? Então é melhor prestar atenção no que preparamos para você a seguir:

O que é o Google Street View?

Começando pelo básico, e de maneira bastante sintética, essa ferramenta trata de um serviço de mapeamento da superfície.

Sendo um recurso do Google Maps e do Google Earth, o Street View oferece uma vista panorâmica a partir do solo, de maneira que o usuário possa se deslocar em vários sentidos diferentes apreciando uma vista de 360 graus.

Tendo sido iniciado em 2007, o projeto já cobriu diversas cidades e países dos cinco continentes e continua sua busca por mais mapeamento.

Como funciona o Google Street View?

Para cobrir grandes áreas, as fotografias são tiradas a partir de carros que carregam câmeras capazes de fotografar tudo em 360 graus. Em seguida, essas fotos são compiladas de maneira a ser possível "navegar" em todas as direções. Depois, são disponibilizadas na internet.

Em espaços onde o trânsito de carros é mais difícil, como becos, passagens estreitas e algumas áreas de pedestres, são usadas as Google Bikes, com as mesmas lógicas e câmeras.

Como usar o Google Street View para alavancar os negócios?

Com o serviço já disponibilizado pelo Google, é possível passear livremente por áreas abertas e até mesmo identificar as fachadas de casas e empresas. Esse tour virtual agora está ganhando outra funcionalidade, que é a opção de o visitante conseguir entrar nas empresas.

Com a mesma tecnologia das áreas externas, fotos de 360 graus estão sendo tiradas também dentro dos estabelecimentos — o que torna possível conhecer e observar todos os ambientes mapeados.

Dessa maneira, é possível trazer o seu cliente para conhecer melhor o seu negócio, de onde quer que ele esteja, e assim conseguir converter mais visitas em vendas. Essa estratégia digital tem sido usada por empresas para melhorar a experiência do consumidor.

Além de tornar tudo mais vívido, ela oferece outras vantagens comercias diante do marketing digital, para melhorar seus negócios na internet e também fora dela. Confira alguns benefícios!

Facilidade e mais compartilhamentos

Dispondo de uma ótima e intuitiva possibilidade de compartilhamento nas redes sociais, a divulgação mais orgânica (feita por meio de pessoas e não de maneira paga) ajuda em muito no ganho de visibilidade para a sua empresa — quando são disponibilizadas essas fotos para tours virtuais.

De acordo com pesquisas da SocialBakers, 93% dos posts em Facebook com o maior nível de engajamento utilizam imagens superando outros tipos de conteúdos como mudanças de status, vídeos e links.

Todo este volume de compartilhamentos mostra um poder de impulsionamento da marca que não pode ser deixado de lado por qualquer gestor que queira conquistar mais espaço e presença junto ao seu público.

Melhor ranqueamento junto ao Google

Potencializado por um maior engajamento orgânico e o aumento do tempo de visita ao seu site (em breve falaremos disso também), a utilização dos tours virtuais tem um efeito muito positivo quando o assunto é a sua posição no retorno das buscas do Google.

Isso porque o buscador utiliza uma série de parâmetros para conseguir identificar e classificar em ordem o que ele considera mais relevante quando um internauta faz uma busca.

Entendendo que o seu site dispõe de informações mais completas, relevantes e confiáveis em parte pela sua disponibilização de um tour virtual, o Google acaba jogando seu negócio para mais próximo do início dos resultados de busca.

Os frutos não podem ser outros que mais visualizações e, consequentemente, mais negócios.

Divulgação da sua empresa

Não podemos esquecer de uma coisa óbvia, mas que também é uma grande vantagem: o tour virtual permite ao seu cliente conhecer o ambiente interno das suas instalações.

Essa é uma ótima forma de começar a fazê-lo se familiarizar com a sua proposta de trabalho e também de conseguir criar mais laços de confiança junto a ele.

Lembre-se que uma vez conhecido o espaço, o consumidor se sentirá mais confortável para fazer contato ou mesmo uma visita presencial.

Compatibilidade com tablets e smartphones

Outra vantagem é o que chamamos de responsividade, ou seja, a capacidade de utilização de vários tipos de dispositivos sem perder a qualidade da imagem e a proporção que dá o aspecto mais real a quem observa.

Utilizando Google Maps ou o Street View App, o tour virtual do Google Street View funciona perfeitamente. Isso é muito importante porque o acesso à internet por meio de smartphones, pelo menos no Brasil, já superou o volume de visitas feitas por computadores do tipo desktop (aqueles tradicionais, de mesa).

Aumento do tempo de visita no seu site

O SEO (Search Engine Optimization) é um estudo de práticas e ferramentas utilizadas para melhoria de ranqueamento do seu site por meio dos buscadores. É com base nele que explicamos anteriormente como a utilização de tours virtuais e um maior número de engajamento orgânico ajudam a melhorar a sua posição nos resultados de busca do Google.

Além desses outros fatores, existe um terceiro que também está ao seu favor: tempo de navegação no site.

O Google entende que se um visitante passa mais tempo em um site, significa que ele encontrou o que procurava. Com um tour virtual, você melhora esse parâmetro e permite ao usuário explorar melhor a página, tendo sua atenção guiada pelos detalhes internos do seu negócio.

Como pode ver, muitas são as vantagens de se utilizar o Google Street View aplicado em seu planejamento de marketing, atraindo mais clientes.

Como você viu, essa é uma tecnologia nova que necessita da assistência de uma equipe bem preparada para implementá-la. Venha conversar conosco e descubra como podemos ajudar você a planejar e executar as melhores estratégias para aumentar os resultados do seu negócio!

Comentários