O que é SEO e como aplicá-lo em meu negócio?

Foto: Artigos
O que é SEO e como aplicá-lo em meu negócio?

A internet já está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde a facilitação do contato com amigos e familiares até uma simples pesquisa. E é claro que nossos hábitos de consumo não ficariam de fora dessas mudanças.

Segundo levantamento do SPC Brasil, 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar. Você sabe a importância disso?

Dados como este revelam que, para as empresas, não basta mais apenas ter um site e algumas redes sociais. É preciso estar presente estrategicamente na internet e criar formas de ser encontrado nela.

É nesse contexto que se dá a importância da Search Engine Optimization (SEO). No post de hoje, entenda o que é SEO e veja como aplicá-lo no seu negócio!

O que é SEO

SEO é um conjunto de técnicas a serem aplicadas em seus canais digitais para aumentar as chances da sua empresa aparecer entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Segundo a Advanced Web Ranking, 70% dos consumidores não passam da primeira página de resultados dos buscadores, e os sites que ocupam as primeiras posições recebem mais de 60% dos acessos. Portanto, é fundamental se esforçar para ficar no topo dessa lista!

Vantagens do SEO

A credibilidade é uma das principais vantagens de aparecer em primeiro. As pessoas confiam no Google e sabem que os primeiros resultados são os mais adequados à sua pesquisa e também os mais populares. 

Outro grande benefício é a visibilidade e a segmentação do público: o SEO garante que pessoas interessadas em sua área de atuação, conteúdo, produtos ou serviços cheguem até você. Mais chances de fechar negócio!

O SEO tem, ainda, um ótimo custo-benefício (você não precisa investir em anúncios) e é um ativo que sua empresa constrói, que vai seguir gerando resultados a longo prazo. 

Como fazer SEO

Um bom trabalho de SEO começa com algumas boas práticas. Hoje, separamos as principais. Vamos a elas?

1. Defina as palavras-chave da empresa

As palavras-chave mostram aos buscadores sobre o que é o site. Elas são o motor das buscas. Escolha até cinco principais palavras específicas, de preferência, que têm concorrência menor e um público mais qualificado. Em vez de "oficina", por exemplo, use "martelinho de ouro em São Paulo".

2. Tenha um site otimizado

É importante contratar profissionais capazes de montar um site otimizado para as buscas, pois são vários os fatores que contam. O Google, por exemplo, valoriza sites que carregam rápido e que são responsivos - ou seja, se "adaptam" ao computador, celular, entre outros dispositivos.

Também é preciso usar bem as meta tags, "etiquetas" colocadas no site para indicar sobre o que ele fala. Entre elas, estão a title, a description, as headers, entre outras. O URL do site precisa ser encontrável, fácil de memorizar. Estes são apenas alguns dos cuidados técnicos.

3. Crie conteúdo para seus canais digitais

O conteúdo é uma das melhores formas de posicionar seus canais digitais nos resultados das buscas. Uma loja que vende eletrônicos, por exemplo, pode escrever sobre tecnologia. Otimizando este conteúdo com técnicas de SEO, sempre que alguém procurar por este tema, vai achar a empresa.

No conteúdo, é preciso usar as palavras-chave em locais estratégicos, como títulos, intertítulos, descrição das imagens, entre outros. E nunca se esqueça de que o conteúdo precisa ser sempre atualizado, original e, principalmente, relevante para seu público.

4. Relacione-se com outros sites

Links internos, para outras páginas de seu próprio site, ajudam a manter os consumidores nele. Links externos, para outros sites de confiança, ajudam a aumentar a credibilidade do seu.

Também é preciso investir em um bom trabalho de link building - quando outras páginas têm links direcionados para você. Quanto melhores os sites que apontam para sua empresa, mais confiável ela será aos olhos do Google. Isso pode ser feito através de guest posts, contribuições e com conteúdo interessante, que seja compartilhado naturalmente.

Agora que você já sabe o que é SEO, que tal montar uma estratégia para aplicá-lo no seu negócio? Existem centenas de boas práticas de otimização, e você pode encontrar muito mais sobre o assunto em nosso blog!

Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência pra compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!

Comentários