Menos é mais! 4 ideias para otimizar o orçamento de marketing

Foto: Artigos
Menos é mais! 4 ideias para otimizar o orçamento de marketing

Em tempos de mercado mais tímido, muitas empresas pensam em diminuir ou até mesmo cortar o orçamento de marketing como saída para a redução de custos.

Mas será que essa é mesmo a melhor alternativa para a contenção de gastos? Afinal, é possível economizar em marketing sem deixar de investir nessa estratégia?

Se você também está dúvida do que fazer, veja algumas dicas para otimizar o orçamento de marketing do seu negócio:

Marketing: despesa ou investimento?

A primeira coisa a fazer é entender se o dinheiro que vai para o marketing está sendo uma despesa ou um investimento.

Se o seu budget de marketing está focado e trazendo resultados em forma de mais vendas e aumento de receita, isso é um bom sinal. Significa que está fazendo dele o que deve ser feito: investimento.

Por outro lado, se a verba não é convertida em resultados, há algo errado, pois ele virou só mais uma despesa que a sua empresa precisa arcar.

Planejando para otimizar o orçamento de marketing

Para conseguir manter o seu marketing como uma ferramenta de resultados, é preciso que você se organize.

Elabore uma boa estratégia a ser seguida, com objetivos bem claros e datas para um bom acompanhamento. Dessa maneira, as chances de perder o controle da situação caem para zero.

Outro ponto importante neste planejamento é a definição da sua programação financeira. Com esses números bem controlados, não haverá surpresas desagradáveis na hora de fechar as contas.

Para te ajudar ainda mais a conquistar melhores resultados com uma verba curta, veja estas outras dicas:

1. Meça e entenda seus resultados

Antes de sair fazendo alterações, mudando planejamentos e cortando verbas, procure entender o que realmente traz bons resultados.

Uma boa mensuração de esforços é o segredo para um planejamento eficaz e um controle bem feito.

2. Foque no que dá resultado

Depois de identificadas as fontes de resultados, avalie onde deve ser reforçado o investimento e onde estão os gastos que não trazem retornos.

Lembre-se de que comparar percentuais de retorno é muito mais importante do que comparar somente os valores absolutos.

3. Defina a persona

Se por acaso sua empresa ainda utiliza o conceito de público-alvo, é hora de rever isso. A adoção do conceito de persona é muito importante para o marketing de resultado.

Uma persona bem definida, com características de pessoas reais, ajudará a determinar a forma com que a sua empresa vai se comunicar e encantar seu público, principalmente se suas estratégias envolverem campanhas de marketing digital e você tiver negócios na internet.

4. Elabore um bom funil de vendas

Passando de uma fase inicial de atração para a identificação e captação de leads, até a conversão destes clientes em vendas efetivas, o funil de vendas é uma ótima ferramenta na geração de resultados.

Se sua estratégia digital ainda não está orientada para esta metodologia, é hora de reorganizar as coisas. Adote o funil de vendas e veja seus benefícios na prática.

Gostou dessas dicas e quer ter acesso a mais conteúdos que vão ajudar a otimizar o orçamento de marketing da sua empresa? Curta nossa página no Facebook e fique atualizado sobre o que há de mais novo em matéria de marketing e tendências de mercado!

Comentários