Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Foto: Artigos
Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

Sempre surge uma dúvida quando fazemos uma relação de marketing com publicidade e isso é normal, escutamos muito sobre publicidade e pouco sobre marketing. Sabemos que existem muitas dúvidas, mas fica tranquilo que preparamos um post super bacana que vai sanar de forma breve essas questões sobre a relação e diferença entre os dois!

O que vamos aprender nesse post:

  • Definição de Marketing
  • O que é publicidade
  • Qual a diferença
  • Como se beneficiar deles

Dentro do Marketing existem várias áreas e entre elas temos a Publicidade” ... Explicação em poucas palavras do nosso Diretor, Paulo Vitor Nascimento.

Temos a tendência a achar que o marketing é uma parcela pequena dentro da publicidade e é completamente o contrário. O marketing está em tudo!

Mas ok, vamos com calma!

Definição de Marketing

Quando você decide criar a sua empresa, o marketing está inserido na criação do nome, na escolha do lugar, nas cores que você vai usar e nas propagandas que você vai fazer... Bom, ele é o que engloba todo o crescimento e sustentação de um negócio em termos de mídias, publicidade e divulgação.

Com o uso de estratégias do marketing, somos capazes de escolher as melhores formas de criar o conceito da empresa, conhecer o público ideal para o nosso empreendimento e até saber o melhor lugar para posicionar um outdoor.

Isso significa que sem o marketing não teremos a ação de divulgação, que é a publicidade, ou outras ferramentas que ajudam as empresas a serem cada vez mais vistas (com boa imagem é claro).

E o que é publicidade?

Falamos constantemente de publicidade e nas estratégias que ela oferece para o crescimento da sua empresa. A publicidade atua em várias áreas, ela vem da palavra público e é designada a qualidade do que é público, sendo literalmente a ação de publicar as estratégias e ideias do marketing. Vamos citar alguns exemplos para você!

A publicidade pode acontecer em painéis outdoor, publicações no facebook e propagandas de TV. Toda ação que é gerada através da estratégia de marketing e precisa vir a público, pode ser chamada de publicidade.

Podemos começar falando que a publicidade é um meio de tornar algo conhecido, por exemplo, uma empresa, um produto ou um serviço. O objetivo principal é tornar o seu serviço ou produto algo desejado pela grande massa, é fazer com que as pessoas se interessem e consumam o que você oferece.

Existem alguns tipos de publicidade que fazem parte do nosso cotidiano, porém nem sempre as conhecemos. Por esse motivo, vamos te ajudar a entender com uma breve explicação sobre o que você pode encontrar.

  • Publicidade paga (direta):

    Suponhamos que você é um empresário e depois de elaborar as estratégias de marketing para a divulgação da sua empresa, decide colocar um totem publicitário na rua. Essa ação publicitária é algo pago de forma direta. Ou seja, você arca com os custos para que essa ação aconteça.

  • Publicidade paga (indireta):

    Algumas formas de publicidade são pagas de forma indireta, pelo próprio público. Um exemplo é o conteúdo online, para que se tenha acesso a toda publicidade online, cada pessoa precisa pagar um valor para ter acesso a internet, então entendemos que isso é um tipo de publicidade paga de forma indireta. Você não paga o produto ou serviço, você paga para ter acesso à ação publicitária que está sendo disponibilizada nas mídias sociais.

  • Publicidade gratuita:

    Uma das maneiras mais eficientes de publicidade, em termos de divulgação é a publicidade gratuita. Ela se apresenta de forma simples em situações cotidianas. Por exemplo, quando um amigo indica um restaurante, ou você conta para alguém sobre um filme que assistiu ou fala sobre um outdoor que te chamou atenção. Essa forma de passar para outras pessoas a mensagem que a ação publicitária deixou é gratuito e gera muitos resultados.

Existe uma autarquia pública chamada CENP que regulamenta as Normas Padrão na Publicidade, isso vale tanto para agências de publicidade e propaganda quanto para veículos de comunicação.

Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?

O marketing vem desde a estrutura do negócio, das ideias.. está em tudo, já a publicidade é uma pequena parte. O marketing reúne estratégias, propagandas, ideias e vendas. Já a publicidade é responsável pela criação do conteúdo final, seja ele em textos, imagens, sons ou vídeos. O foco é atingir várias pessoas para criar receptividade e assim expandir a mensagem ao máximo de indivíduos.

A diferença entre o marketing e publicidade na verdade é bem simples. O marketing engloba todas as ações de uma empresa e publicidade é a ação em si, o que é público.

Sendo assim o marketing é como se fosse o mundo inteiro e a publicidade um país ali dentro  ou  um polvo e a publicidade um dos bracinhos dele.

Temos o marketing como algo muito grande e a publicidade como uma parte do marketing.

O melhor para o desenvolvimento da sua empresa

Na Agência Boa Imagem, temos histórico de empresas que alcançaram alta visibilidade com a nossa ajuda e consequentemente aumentaram suas vendas! Somos especializados na área de marketing mas também fazemos publicidade, criamos junto com a necessidade do nosso cliente as melhores estratégias para colocar em práticas ações publicitárias, a fim de causar impacto positivo!

Conheça um pouco mais:

Entre em contato com a Agência Boa Imagem e agende um horário! Vamos criar estratégias ideais e tomar as melhores ações. Estamos te esperando!

Comentários